Dossiê Visualidades Urbanas

Cornelia Eckert (UFRGS/NAVISUAL/BIEV),

Andrea Barbosa (UNIFESP/VISURB)

Sobre o dossiê:

Ver é algo inerente à forma como nos situamos na realidade. Ver serve para nos orientarmos no mundo, mas também para comunicarmos com os outros e com tudo aquilo que nos rodeia. A visualidade, entendendo-a como os modos como socialmente construímos o olhar e estabelecemos relações visuais com o mundo é, por isso, um facto social maior. Esta importante dimensão da vida humana, durante demasiado tempo desvalorizada pelas ciências sociais e humanas, tem actualmente despertado a atenção de investigadores de distintas áreas académicas. Hoje encontramos diversas pesquisas que se focam sobre as imagens e a experiência visual urbana, sobre a forma como produzimos e consumimos imagens. Neste âmbito o espectro analítico e metodológico tem vindo a alargar-se. Recorrendo à etnografia visual, ao uso da fotografia, do vídeo, à ilustração ou hipermedia, vários são os procedimentos utilizados, que trabalham em aliança com as técnicas e metodologias mais convencionais.
Com este dossiê da Vista – revista de cultura visual – pretendemos, precisamente, explorar esta dimensão no caso específico da experiência urbana. Sabemos que a cidade é um território saturado de estímulos diversos, sendo que a imagem e a comunicação visual são protagonistas maiores deste ecossistema comunicacional. Como se constrói a experiência visual nas metrópoles? Que imagens construímos, fabricamos e partilhamos? Que utensílios, tecnologias e canais empregamos? Estas são questões centrais a quem pretende navegar por este tema tão amplo quanto fascinante.
Procuramos artigos, ensaios escritos e ensaios visuais (fotografia, ilustração, banda desenhada/quadrinhos) que permitam problematizar, do ponto de vista teórico, empírico ou estético, estas questões.

Sobre a revista:

A Vista é uma publicação semestral na área das Ciências da Comunicação. Criada em 2015 pelo Grupo de Trabalho de Cultura Visual da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM), pretende promover o debate transdisciplinar em torno dos processos de mediação visual da cultura (fotografia, cinema, televisão, publicidade, jogos de vídeo e média digitais…). Esta é uma revista arbitrada por pares e opera num processo de dupla revisão cega. O processo de avaliação e selecção terá em consideração a qualidade académica, a originalidade e relevância da submissão para os objetivos e âmbito da temática desta edição da revista.
Os artigos podem ser enviados em inglês, português, espanhol e francês para os emails dos editores convidados: rmocampos@yahoo.com.br; chicaeckert@gmail.com; acmmb66@gmail.com

Prazo de submissão: 30 de Abril de 2018
As orientações para os autores podem ser consultadas aqui.